Você sabe o que é marketing 3.0?
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Você sabe o que é marketing 3.0?

Marketing 3.0 é uma expressão que representa um conceito de marketingapresentada por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan no livroMarketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no SerHumano, lançado no Brasil pela Editora Campos e que está, aos poucos, sendointroduzido e revolucionando as ações de marketing de empresas de todos osportes e segmentos. Achou interessante? Então leia até o final para saber o queos autores apresentam no livro.

Os autores do marketing 3.0 se preocuparam em apresentar umacontextualização da evolução do marketing até o marketing 3.0 que, além decumprir as regras didáticas, servem para situar o leitor no tempo em relação asações de marketing e às movimentações e comportamentos do consumidor, além detrazer alguns marcos temporais que demonstram a evolução dos tempos eapresentam os elementos essenciais para o novo conceito de marketing.

O livro está dividido em dez capítulos além das partes introdutórias,neste post farei um resumo do primeiro capítulo e postarei os restantes nasequência, ok?

Bem-vindo ao Marketing 3.0

Porque Marketing 3.0?

Ao longo do tempo o a escola do marketing passou por algumas evoluçõesessenciais de conceituação e foco, no início marketing 1.0, depois marketing2.0 e os autores apresentam por fim o marketing 3.0,

No marketing 1.0 : o objetivoera a padronização dos produtos , vender em escala com preços baixos paraatingir o máximo de compradores, expansão da atividade industrial. Os clientessão compradores de massa sendo o foco de atendimento suas necessidades físicas.

No marketing 2.0 : surgiu na era da informação,aqui o valor do produto é definido pelo cliente que tem mais informação, surgea necessidade de segmentar o mercado, ” o cliente é o rei”, nesse modelo omarketing é orientado para o cliente que tem mais opção de escolha para suascompras. O cliente busca a satisfação funcional e espiritual nos produtos eserviços. O marketing percebe o consumidor inteligente dotado de coração emente, este passa a ser o foco das ações de marketing.

No marketing 3.0 : a missão é oferecer soluções para osproblemas da sociedade, os consumidores são seres humanos completos. Umamistura de marketing colaborativo, cultural e espiritual (3 elementos chaves).O marketing percebe o ser humano pleno, com coração, mente e espírito ebaseia-se nos valores e na realização pessoal do ser humano.

A era da participação e do marketing colaborativo.

Segundo os autores os avanços tecnológicos provocaram mudanças quepermitem a participação e a colaboração por meio da internet. Computadores ecelulares baratos, internet e fonte aberta, são os componentes que propiciaramo aumento da utilização das redes. Os consumidores produzem e consomemconteúdos e informações.

Nesse contexto aparecem a figura das mídias sociais que deixam expostosque consumidores influenciam outros consumidores, com as pessoas cada vez maisconectadas e trocando informações.

Mídias sociais colaborativas.

Na era da participação acontece o surgimento de fontes abertas decolaboração para criação e desenvolvimento de produtos, os consumidores começama participar do desenvolvimento de produtos, seja diretamente ou por feedback..
Nota-se aqui o primeiro primeiro elemento do marketing 3.0 que é o marketingcolaborativo.

A era do paradoxo da globalização e do marketing cultural.

Globalização:
A democracia se edifica pelo mundo dando sinais de expansão, no entanto, paísespouco democráticos se fortalecem como é o caso da China o que evidencia que ocapitalismo não requer democracia.

A Globalização requer integração econômica, mas não cria economiasiguais, ela favorece e fortalece anida mais algumas potências, alguns ficammuito mais ricos e outros continuam ou aumentam a pobreza. A globalização nãosalvou os países emergentes. segundo os escritos de Joseph Stiglitz.

O advento globalização cria uma cultura diversificada e não uniforme.Cria uma cultura global universal e, ao mesmo tempo fortalece a culturatradicional. Os indivíduos são pressionados a se tornarem cidadãos globais.

Nasce com as mudanças introduzidas com a globalização os valores globaisque passam pela maior conscientização e preocupação com pobreza,com as questõesde injustiça,com a sustentabilidade ambiental, com a responsabilidadecomunitária e com o propósito social. O marketing 3.0 aborda essencialmentepreocupações e desejos globais, destaca-se a presença do segundo elemento domarketing 3.0.

A era da sociedade criativa e do marketing do espirito humano.

No Terceiro elemento do marketing 3.0 a criatividade surge como respostaa problemas sociais. Neste novo momento de concepções filosóficas e culturais asociedade incrementa novos modelos de negócios baseado em valores que são ainovação do marketing 3.0.
As pessoas criativas acreditam na piramide invertida de Maslow onde aautorrealização se coloca como necessidade primária das pessoas.

A espiritualidade é vista como “a valoração dos aspectos não materiaisda vida e as sugestões de uma realidade duradoura” . Os Indivíduos abrem mão doconforto material em busca da autorrealização, buscam algo além do dinheiro,buscam significado, felicidade e realização espiritual.

Para incrementar o marketing 3.0 como estratégia de negócio as empresasdevem introduzir os valores na missão, na visão e nos valores praticados naorganização, estes ainda devem contribuir para o bem-star humano.

Marketing 3.0: colaborativo, cultural e espiritual

A tecnologia permite que os consumidores colaborem com a criação devalor nos produtos e serviços, o que viabiliza e condiciona à necessidade donovo conceito de marketing.
Marketing colaborativo – as empresas devem estimular a participação dosconsumidores em suas ações, direta ou indiretamente.
Marketing cultural – as empresas devem se atentar ao paradoxo da globalização,e da problematização cultural global inserindo na sua essência um mode de serque atenda às novas expectativas do mundo globalizado.
Marketing espiritual – as empresas devem estimular e ao mesmo tempo participarda nova concepção de valores onde a criatividade é utilizada na solução deproblemas e na criação de bem-star nas pessoas.


KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estãodefinindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier,2010.

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