O que é Margem de Contribuição? E Margem de Lucro? Aprenda em 3 minutos!

O que é Margem de Contribuição? E Margem de Lucro? Aprenda em 3 minutos!

Se você não tem amplo conhecimento da margem de contribuiçãoe da margem de lucro de seu negócio talvez você esteja, nesse momento, seperguntando porque é que apesar de tanto esforço, dedicação e empenho semprefalta dinheiro para honrar seus compromissos no fim do mês e nunca conseguetomar ações para fazer crescer seu negócio.

Pois bem, eu posso afirmar com certeza, que mesmo que todo oresto esteja perfeito, se esses dois indicadores – margem de contribuição emargem de lucro – não forem muito bem conhecidos e trabalhados de formaestratégica seu negócio sempre estará correndo riscos financeiros, ou seja,será difícil fazer caixa!

Dado a importância de se trabalhar os aspectos financeirosdo seu negócio e sobre tudo, dominar a margem de contribuição e a margem delucro é que vamos nos debruçar nesses dois temas neste post de hoje.

O que é Margem de Contribuição?

Margem de contribuição é um índice, tido como uma ferramentade gestão utilizada para medir o potencial de lucratividade;

Margem de contribuição é o valor que sobra para o pagamentodas despesas fixas de um estabelecimento comercial após a venda de um dadoproduto descontado o seu custo;

“Margem de contribuição é a margem bruta, obtida pela vendade um produto ou serviço, que excede seus custos variáveis e unitários”.(Pacoveze 2013)

Podemos entender então que margem de contribuição é aquelevalor que sobra depois de pagar o custo do produto e as despesas decorrentes davenda como, por exemplo, os impostos, as comissões de vendedores, as taxas decartão, etc.

Vale a pena frisar, margem de contribuição não é lucro,muito embora muitos administradores a confundam com lucro, e porque não é?Porque ainda não se pagou todas as despesas oriundas das atividades e ações empregadas para que se consiga gerar areceita, é preciso lembrar e considerar as despesas fixas como é o caso doaluguel, da água, da limpeza, do material de escritório, da energia, dossalários administrativos, do marketing, etc.

Muitos empreendedores confundem a margem de contribuição comlucro porque margem de contribuição é a diferença entre os custos unitários evariáveis do produto e o seu preço de venda, a gente pode perceber a confusãonesse aspecto quando o empresário diz que dobra o preço do produto e ganha 100%de lucro.

Porque do nome Margem de Contribuição?

Margem porque é a diferença do preço de compra mais asdespesas decorrentes das vendas do preço da mercadoria vendida. O preço decompra e as despesas decorrentes das vendas são também chamados de custosvariáveis e despesas variáveis.

Contribuição porque representa o valor que cada produtovendido contribui para o pagamento de despesas fixas e do lucro esperado ouobtido.

Para que saber a margem de contribuição?

Para formular suas estratégias de vendas. Ao saber a margemde contribuição unitária tem se uma ideia da dimensão de quantos produtos devemser vendidos para se ter o lucro almejado ou o ponto de equilíbrio (quanto a empresa precisa faturar para pagar suascontas sem lucro e sem prejuízo)

Para formular o plano de ação de vendas. Com base nalucratividade esperada a margem de contribuição revela qual produto deve serestimulado com maior intensidade à venda.

Para construir o planejamento estratégico da empresa dandoembasamento para a decisão dos produtos que devem ser comercializados, da forçade venda empregada, do plano de marketing e do potencial de retorno do negócio.

Quando se tem um montante de vendas alto e baixalucratividade é sinal que a margem de contribuição não está legal, fato quesugere uma análise dos produtos comercializados, das estratégias deprecificação e dos custos totais da empresa.

Como calcular a margem de contribuição?

Suponhamos que um produto comercializado apresenta um custode aquisição ou de produção no valor de R$100,00 e a cada unidade vendidaapresenta R$15,00 reais de comissão de vendedores e outros R$15,00 de impostos,sabendo que o preço de venda é R$200,00. Vamos aos cálculos da MC.

Margem de contribuição = R$200,00 –(R$100,00+R$15,00+R$15,00) = R$70,00

Preço de venda unitário                                                      R$200,00                          100%
     (-) Custo variável unitário                                                 R$100,00                             50%
(-) Despesas variáveis unitárias                                         R$30,00                               15%
(=) Margem de Contribuição unitária                               R$70,00                               35%

Agora que você já sabe tudo sobre a margem de contribuiçãoestá na hora de saber mais sobre a margem de lucro.

O que é Margem de Lucro?

Margem de lucro é a parcela do valor do produto vendido quea empresa espera sobrar após pagar todos os custos e despesas.

A empresa pode adotar uma margem de lucro igual para todosos produtos, ou uma margem estimada para cada produto a depender da estratégiaadotada. O mais interessante é adotar uma margem para cada produto, isso tornaa empresa mais flexível e dá mais competitividade a alguns produtos.

Margem de lucro genérica.

A margem de lucro pode ser igual para todos os produtos,para essa maneira de estipular a margem a empresa deve se basear em um retornomínimo desejado sobre seus investimentos e utilizar essa margem dentro domark-up (índice de precificação com base no custo, saiba mais clicando aqui.

Na Prática:

Se uma empresa cujo valor investido para sua existência é100.000,00 e para tanto, os investidores desejam um retorno mínimo de 10%mensais e os administradores sabem com base no histórico da empresa que a médiade faturamento mensal é de 40.000,00, onde os custos diretos são de 25.000,00 ea soma das despesas variáveis com as despesas fixas representam 5.000,00mensais, então o índice da margem de lucro utilizada é de 25% sobre ofaturamento (40.000,00 x 25% = 10.000,00)

Margem de lucro por produto.

A margem de lucro pode também ser estimada individualmentepara cada produto, nesse caso após apurado todos os custos e despesas para avenda da unidade de produto acrescenta-se um percentual referente ao lucro quese espera para aquele produto específico, este método permite um gerenciamentomais eficaz, uma vez que ele possibilita ajustar a margem de lucro à situaçõese à oportunidades do mercado.

Geralmente os administradores preparam mais de um multiplicador (markup) e vai utilizando conforme se aprofunda em uma negociação de venda, de tal modo que, o maior índice costuma ser calculado para dar a lucratividade desejada e o menor para manter a competitividade garantindo a margem mínima de lucro estipulada.

Gostou do post? Compartilhe om os amigos!

Deixe uma resposta

Fechar Menu