Definir uma Estratégia clara, uma forma inteligente e lucrativa de alcançar resultados.
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Definir uma Estratégia clara, uma forma inteligente e lucrativa de alcançar resultados.

O termo estratégia surgiu no campo militar para designar ações implementadas para se ganhar uma guerra.

Não é novidade para ninguém que a concorrência disputa o mercado palmo a palmo, cada um reinventa sua maneira e se renova a cada instante para manter e garantir a sobrevivência de seu negócio, aqui encontraremos uma semelhança com os campos de batalha, demonstrarei neste artigo como a estratégia pode ser uma boa forma inteligente e lucrativa de alavancar seus resultados.

O mestre da estratégia para guerras demonstra formas inteligentes de alavancar resultados.

Sun Tzu em seu livro A arte da Guerra relata os cinco fatores estratégicos para se vencer uma guerra. São eles : Caminho; Clima; terra; Líder e Métodos. Neste artigo encontraremos semelhanças na elaboração das estratégias empresariais com os princípios citados acima.

Identificar o ponto de partida.

Uma boa ferramenta nessa hora é chamada análise de Swot.  Faça uma lista dos pontos fracos e fortes (análise interna) e das oportunidades e ameaças (análise externa).

Onde se quer chegar?  Nesta faze o empreendedor deve  identificar  como se encontra na situação atual e a posição onde se deseja chegar, para se definir os objetivos deve-se considerar alguns fatores, encontrar formas lucrativas e inteligentes para alavancar seus resultados vai depender muito desta etapa. Sugiro que lei antes de prosseguir

É preciso estabelecer o alvo que pode ser consumidores, fornecedores, vendedores e assim por diante.

Defina qual indicador vai usar para medir os resultados, se o objetivo for aumentar o faturamento o indicador vai ser o total de vendas em um dado período.

Deixe bem claro o prazo, período de tempo para se chegar ao objetivo, tenha em mente a distribuição de prazos para acompanhamento dos resultados, tenha objetivos para curto, médio e longo prazo.

Ter domínio dos fatores internos e externos é fundamental para identificar pontos que podem ser potencializados e características naturais do negócio, conhecer bem o mercado e os concorrentes ajuda muito na hora de mensurar os resultados que se pode ter no negócio.

Como chegar?

Depois de identificar a situação atual  e onde se pretende chegar o gestor deve identificar formas que o levem ao posto pretendido, se o objetivo é por exemplo aumentar o faturamento em 50% em seis meses deve se traçar as estratégias como, você pode por exemplo estabelecer como estratégia ter o melhor atendimento no ramo, oferecer produtos diferenciados, oferecer o melhor preço da praça e por aí vai. Estes são fatores que nos diferenciam da concorrência, no entanto é preciso saber bem a hora de se fazer a chamada a ação.

Alguns motivos que levam qualquer empresário a buscar soluções inovadoras:

– Os clientes estão mudando e evoluindo em suas exigências;

– Os nossos produtos estão ficando ultrapassados;

– Os concorrentes estão querendo conquistar os nossos clientes com novos produtos ou melhor atendimento;

– Os recursos estão ficando escassos;

– Os fornecedores estão negociando mais fortemente ou perdendo a qualidade;

– O pessoal que trabalha na empresa tem outras aspirações;

– O governo faz novas regras e vários outros imprevistos estão ocorrendo no setor.

Para os empreendedores digitais esta é a hora de se posicionar para a ação em pontos chave do negócio, cada um deve analisar suas prioridades e urgência para a ação. Se você é novo precisa gerar trafego então um plano para tal deve ser prioridade pontuando sua duração e intensidade.

Crie sua vantagem competitiva

Formando bases para competir.

O que seu negócio tem de concreto são as bases de recursos, dinheiro, informação, ferramentas…

Empreendedor de sucesso trabalha para seu negócio, investe nas ferramentas que o sustentam. Alguns empreendedores ganham muito dinheiro, mas logo declinam por não investir corretamente no negócio. De tudo que se ganha uma parte deve voltar para o crescimento do negócio essa é a regra de ouro.

Outro fator que sustenta o negócio é investir em conhecimento, para quem trabalha online conhecimento nunca é demais sempre tem atualizações e ferramentas novas. Uma boa estratégia para sair na frente é se adiantar em buscar conhecimento.

Na hora de colocar um produto a venda basicamente você pode utilizar dois caminhos. O primeiro consiste utilizar preço pelo custo mínimo para esta estratégia é tratada no Marketing como penetração de mercado.

Outro caminho é agregar o máximo de valor ao produto para atingir camadas mais altas da sociedade, esta estratégia é chamada de desmatamento

Como o leitor pode observar nenhuma das duas está mais correta ou mais errada, depende do produto do objetivo que se pretende alcançar.

Olhe ao seu redor (faça disto um Hábito) se você ainda não leu como desenvolver bons hábitos leia aqui.

Essa informação parece estranha, mas é dessa forma mesmo.  Fornecedores, trabalhadores, concorrentes e clientes, poderão ser atendidos como aliados ou concorrentes, vai depender do relacionamento  que você vai ter com eles. Você pode se aliar a concorrentes para desenvolver estratégias, se você não tem espaço para negociar com seus fornecedores certamente ele leva parte de seus lucros provocando os mesmos efeitos que um concorrente produz para seu negócio, faça uma reflexão também com relação aos trabalhadores e clientes.

A fórmula do sucesso:

Nós empreendedores devemos praticar a busca de informação e debater com nossos colegas fortalecendo os conteúdos com opiniões diversas, a leitura constante de artigos do gênero também é uma boa pedida, este é o caminho para se entender as oportunidades e ameaças que nos rodeiam todos os dias. Com certeza o sucesso aparecerá após muita prática erros e acertos, o segredo é se mover sempre.

Se você leu até aqui é porque está pronto para ser um empreendedor de alto nível. E está pronto para decolar mantenha o foco e faça o que tem que ser feito.

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