Definir uma Estratégia clara, uma forma inteligente e lucrativa de alcançar resultados.
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Definir uma Estratégia clara, uma forma inteligente e lucrativa de alcançar resultados.

O termo estratégia surgiu no campo militar para designarações implementadas para se ganhar uma guerra.

Não é novidade para ninguém que a concorrência disputa omercado palmo a palmo, cada um reinventa sua maneira e se renova a cadainstante para manter e garantir a sobrevivência de seu negócio, aquiencontraremos uma semelhança com os campos de batalha, demonstrarei nesteartigo como a estratégia pode ser uma boa forma inteligente e lucrativa dealavancar seus resultados.

O mestre da estratégia para guerras demonstra formasinteligentes de alavancar resultados.

Sun Tzu em seu livro Aarte da Guerra relata os cinco fatores estratégicos para se vencer uma guerra.São eles : Caminho; Clima; terra; Líder e Métodos. Neste artigo encontraremossemelhanças na elaboração das estratégias empresariais com os princípioscitados acima.

Identificar o ponto de partida.

Uma boa ferramenta nessa hora é chamada análise deSwot.  Faça uma lista dos pontos fracos efortes (análise interna) e das oportunidades e ameaças (análise externa).

Onde se quer chegar? Nesta faze o empreendedor deve identificar  como se encontra na situaçãoatual e a posição onde se deseja chegar, para se definir os objetivos deve-seconsiderar alguns fatores, encontrar formas lucrativas e inteligentes paraalavancar seus resultados vai depender muito desta etapa. Sugiro que lei antesde prosseguir

É preciso estabelecer o alvo que pode ser consumidores, fornecedores,vendedores e assim por diante.

Defina qual indicador vai usar para medir os resultados, seo objetivo for aumentar o faturamento o indicador vai ser o total de vendas emum dado período.

Deixe bem claro o prazo, período de tempo para se chegar aoobjetivo, tenha em mente a distribuição de prazos para acompanhamento dosresultados, tenha objetivos para curto, médio e longo prazo.

Ter domínio dos fatores internos e externos é fundamentalpara identificar pontos que podem ser potencializados e característicasnaturais do negócio, conhecer bem o mercado e os concorrentes ajuda muito nahora de mensurar os resultados que se pode ter no negócio.

Como chegar?

Depois de identificar a situação atual  e onde se pretende chegar o gestor deveidentificar formas que o levem ao posto pretendido, se o objetivo é por exemploaumentar o faturamento em 50% em seis meses deve se traçar as estratégias como,você pode por exemplo estabelecer como estratégia ter o melhor atendimento noramo, oferecer produtos diferenciados, oferecer o melhor preço da praça e poraí vai. Estes são fatores que nos diferenciam da concorrência, no entanto épreciso saber bem a hora de se fazer a chamada a ação.

Alguns motivos que levam qualquer empresário a buscar soluções inovadoras:

– Os clientes estão mudando e evoluindo em suas exigências;

– Os nossos produtos estão ficando ultrapassados;

– Os concorrentes estão querendo conquistar os nossos clientescom novos produtos ou melhor atendimento;

– Os recursos estão ficando escassos;

– Os fornecedores estão negociando mais fortemente ouperdendo a qualidade;

– O pessoal que trabalha na empresa tem outras aspirações;

– O governo faz novas regras e vários outros imprevistosestão ocorrendo no setor.

Para os empreendedores digitais esta é a hora de seposicionar para a ação em pontos chave do negócio, cada um deve analisar suasprioridades e urgência para a ação. Se você é novo precisa gerar trafego entãoum plano para tal deve ser prioridade pontuando sua duração e intensidade.

Crie sua vantagem competitiva

Formando bases para competir.

O que seu negócio tem de concreto são as bases de recursos,dinheiro, informação, ferramentas…

Empreendedor de sucesso trabalha para seu negócio, investenas ferramentas que o sustentam. Alguns empreendedores ganham muito dinheiro,mas logo declinam por não investir corretamente no negócio. De tudo que seganha uma parte deve voltar para o crescimento do negócio essa é a regra deouro.

Outro fator que sustenta o negócio é investir emconhecimento, para quem trabalha online conhecimento nunca é demais sempre tematualizações e ferramentas novas. Uma boa estratégia para sair na frente é seadiantar em buscar conhecimento.

Na hora de colocar um produto a venda basicamente você podeutilizar dois caminhos. O primeiro consiste utilizar preço pelo custo mínimopara esta estratégia é tratada no Marketing como penetração de mercado.

Outro caminho é agregar o máximo de valor ao produto paraatingir camadas mais altas da sociedade, esta estratégia é chamada de desmatamento

Como o leitor pode observar nenhuma das duas está maiscorreta ou mais errada, depende do produto do objetivo que se pretendealcançar.

Olhe ao seu redor (faça disto um Hábito) se você ainda nãoleu como desenvolver bons hábitos leia aqui.

Essa informação parece estranha, mas é dessa formamesmo.  Fornecedores, trabalhadores,concorrentes e clientes, poderão ser atendidos como aliados ou concorrentes,vai depender do relacionamento  que vocêvai ter com eles. Você pode se aliar a concorrentes para desenvolverestratégias, se você não tem espaço para negociar com seus fornecedorescertamente ele leva parte de seus lucros provocando os mesmos efeitos que umconcorrente produz para seu negócio, faça uma reflexão também com relação aostrabalhadores e clientes.

A fórmula do sucesso:

Nós empreendedores devemos praticar a busca de informação edebater com nossos colegas fortalecendo os conteúdos com opiniões diversas, aleitura constante de artigos do gênero também é uma boa pedida, este é ocaminho para se entender as oportunidades e ameaças que nos rodeiam todos osdias. Com certeza o sucesso aparecerá após muita prática erros e acertos, osegredo é se mover sempre.

Se você leu até aqui é porque está pronto para ser um empreendedor de alto nível. E está pronto para decolar mantenha o foco e faça o que tem que ser feito.

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